terça-feira, 29 de novembro de 2011

ATIVIDADE 4.3 ANALISANDO O PANORAMA DO USO DAS MÍDIAS NAS NOSSAS ESCOLAS

   O uso das tecnologias depende de como a prática pedagógica é realizada: serve somente para transmitir conhecimento ou nos impõem um novo desafio, o de usá-las para novas transformações.
   O grupo de cursistas: Edileude, Irismar, Sandra e Simone usou as tecnologias de forma planejada permitindo que o aluno desenvolva autonomia, tão fundamental no nosso mundo cada vez mais disputado. Foi um trabalho simultâneo com análise e reflexão, organização do pensamento, através de sites, blogs, vídeos, máquina fotográfica, Datashow, música e dança.
    Os professores orientaram os alunos para desenvolver a motivação e associar o domínio das tecnologias às suas realizações.
    Enfim, a integração das TIC nos processos de aprendizagem pode constituir um fator de inovação pedagógica, proporcionando novas modalidades de trabalho na escola. Porém, a escola tem de acompanhar as transformações sociais.
    Cabe à escola transformar-se de simples transmissora de conhecimentos e proporcionar ao aluno os meios necessários para aprender a obter a informação, para construir o conhecimento e adquirir competências, desenvolvendo simultaneamente o espírito crítico.
   O simples fornecimento de equipamentos, não contribui para atingir estes objetivos, e sim a transformação de atitudes da escola e dos professores.
 “Mídias só podem servir de fonte de acesso ao conhecimento se forem integradas, dentro ou fora da escola, no quadro de um projeto ou de uma metodologia. (…) É urgente definir uma nova função da escola na sociedade atual. A questão mais importante é a de saber como vamos fazer uma educação democrática para todos ou, pelo menos, para uma maioria. (…) Devemos construir um discurso sobre a nova função da escola na sociedade tecnológica e criar práticas novas (Jacquinot, 1995)”.

ATIVIDADE 4.2_REPOSITÓRIOS EDUCACIONAIS DE MATERIAL MULTIMÍDIA

Ao acessar o site http://portaldoprofessor.mec.gov.br, entrei no Link, em seguida cliquei em Projetos de escolas, e percebi que são projetos educacionais realizados por alunos em escolas estaduais, municipais e privadas. Pesquisei os nomes dos projetos e tive a curiosidade de acessar o projeto “Cantando com as Crianças”, ele é realizado por um grupo de artistas que utiliza a linguagem musical para passar conteúdos educativos que fazem parte do cotidiano das crianças com assuntos relacionados à natureza, aos mitos e o folclore.
O grupo “Cantando com as Crianças” tem um trabalho voltado para o público infantil na faixa etária dos dois aos dez anos. Trazem um espetáculo com músicas de vários ritmos como: xote, baião, ciranda, reggae, rock etc. O trabalho é interativo, e levam para o palco um boneco que é uma Borboleta-mariposa gigante com articulações nas asas a Jequitiranabóia. Esse projeto  faz com que as crianças ouçam, apreciem e cantem. Eles acreditam que as seleções destas canções podem somar na formação intelectual e social da criança.
      Achei muito interessante e percebi que navegar na internet é necessário dispomos de tempo e com certeza encontraremos sites ou ideias interessantes e educativas para trabalharmos com nossos alunos.

ATIVIDADE 4.1_REFLEXÕES: CONHECENDO OBJETOS MULTIMÍDIA

Ao assistir os vídeos indicados na atividade, percebi que as tecnologias permitem mostrar várias formas de captar e mostrar o mesmo objeto, representando-o sob ângulos e meios diferentes: pelos movimentos, cenários, sons, integrando o racional e o afetivo, o dedutivo e o indutivo, o espaço e o tempo, o concreto e o abstrato.
      De acordo com o vídeo “O Passo de Lucas Ciavatta” entendi  que ao usarmos os recursos tecnológicos apropriados com criatividade, é possível produzir vídeos riquíssimos. Nós educadores temos acessos a diversas tecnologias que nos auxiliam na realização de atividades inovadoras que ajudam a despertar o ensino-aprendizagem. É só aproveitar e fazer o bom uso.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Atividade 3.5- Conceito de currículo e o processo de integração de tecnologias ao currículo

Curso: Tecnologias na Educação
Cursistas: Aylana , Sandra, Irismar e Maria Nisse

 Sabemos que o currículo escolar vai além do conteúdo definido para cada área de conhecimento, pois ele envolve toda a escola, a vida do discente, as necessidades e particularidades de cada aluno. Conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais “O currículo reflete todas as experiências em termos de conhecimento que serão proporcionadas aos alunos”.
 E ao desenvolver o projeto de criação de história em quadrinho trabalhamos conteúdos conceituais que estão inseridos no currículo formal, como sistema respiratório, leitura e produção de texto, experimentação em diferentes linguagens visuais e expressão e comunicação. Mas outros conteúdos relacionados ao uso das tecnologias não estão no currículo formal. Trabalhamos conteúdos envolvendo conceito, função e características do programa HAGÁQUÊ, assim como conteúdos procedimentais e atitudinais de  manusear o programa, navegar em links e sub-links, respeitar a vez do outro falar, ouvir a opinião do colega  e cooperar com o grupo.
        O currículo engloba todas as disciplinas e conteúdos, experiências, interesses e vivências do aluno, assim como as necessidades do contexto que o aluno está inserido. No currículo deve-se considerar o aluno não apenas como detentor de conhecimento cognitivo, mas afetivo, social e político. Por isso o currículo é flexível. A escola e o professor faz as adaptações necessárias. E o contexto atual é de uma sociedade tecnológica, onde as crianças interagem com muito domínio esses   recursos. Daí a importância de aliar tecnologia e currículo.

Atividade 3.4- “Relato de projeto de trabalho”


Curso: Tecnologias na Educação
Cursistas: Aylana , Sandra, Irismar e Maria Nisse

Relato de projeto de trabalho

        O projeto de trabalho de “Criação de história em quadrinho” foi desenvolvido com uma turma de 4° ano. No primeiro momento foi realizada uma roda de sondagem com gibis e slides de histórias e balões, onde as crianças manifestaram o que sabiam sobre os personagens, os balões e sobre esse gênero textual. Nesse momento já foi possível observar que eles conheciam alguns personagens e que era um texto que despertava interesse deles. Algumas crianças não conheciam a função dos balões dos quadrinhos.
        No segundo momento as crianças exploraram o portal Turma da Mônica no laboratório de informática, com o objetivo de apenas ler e se deliciar desse gênero textual. As crianças manusearam muito bem os recursos do portal.

Atividade 3.2_Contextualizando a mudança: da teoria a prática

Adaptações e mudanças são sempre necessárias para contribuir com o desenvolvimento do educando a fim de alcançar um resultado satisfatório, uma vez que todo plano de aula é flexível a mudança, tendo em vista que o objetivo final é aprendizagem do aluno. O que percebemos que durante a aplicação da aula sobre “O Esqueleto Humano”, vimos que a maioria não teve dificuldade em manusear o texto informativo na internet, porém ao acessaram o site www.youtube.com, para assistirem o vídeo da Turminha do Ovinho  Cru, que tratava de uma historinha que contava como era formado o esqueleto humano, observamos que alguns alunos apresentaram uma certa ansiedade em esperar carregar o vídeo, mas já pensando que isso poderia acontecer, foram sendo acompanhados de perto e as máquinas que não conseguiram abrir, por se tratar de um vídeo e várias máquinas ligadas ao mesmo tempo, deixamos o Data Show pronto para ser utilizado, com o mesmo vídeo já carregado para aqueles que os computadores não abriram pudessem dessa forma  acompanhar o desenvolvimento da aula.  Quanto à questão de relacionamento também observamos que havia um laço de amizade entre os alunos, mostraram ser solidários uns com os outros principalmente em ajudar o colega que tinha dificuldade em manusear o computador e alguns tiravam dúvidas com os coleguinhas ao lado, o que demonstrou uma aprendizagem significativa do conteúdo proposto.  Somente com o aluno que é portador de necessidade especial (visão), fizemos um trabalho diferenciado, apenas com a utilização de um vídeo com áudio para o que mesmo pudesse acompanhar a aula. Sendo assim acreditamos que nosso objetivo foi alcançado ao perceber que ao final da aula, através de relatos orais e por escrito, que é mais fácil aprender quando a aula é interdisciplinar e lúdica, utilizando recursos tecnológicos e materiais pedagógicos. E nós, enquanto professores, ficamos satisfeitas com o sucesso da aula, pois sentimos que as crianças se envolveram totalmente.

Atividade 3.4 Desenvolvimento de Projeto em Sala de Aula com a Integração de Tecnologias ao Currículo “Relato de Projetos de Trabalho”.

Autor e Co-autor(es)

Autor   Aylana Divina Coelho Rodrigues, Maria Nisse Duarte Coelho Barboza, Irismar Araújo dos  Santos, Sandra Silva  da  Cruz..

ARAGUAÍNA- TO/ Escola Paroquial Sagrado Coração de Jesus

Modalidade/Nível de Ensino

Componente curricular

Tema

Ensino Fundamental Inicial

(4º ano)

Ciências Naturais – Saúde

Língua portuguesa – história em quadrinho

Arte- Experimentação em diferentes  linguagens visíveis   comunicação  e expressão

Sistema respiratório

Produção de texto


Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Através dessa aula o aluno sistematizará as descobertas que construiu sobre o sistema respiratório, produzindo textos em quadrinho e também desenvolvendo habilidades tecnológicas com o programa HAGÁQUÊ (criação de histórias em quadrinho). Essa aula possibilitará também o desenvolvimento da criatividade das crianças em criar personagens, cenários e falas coerentes com o contexto da história.

Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; Duas (2) aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Fazer uma roda com slides de história em quadrinho para a turma ler e apreciar esse tipo de texto. Após a leitura questionar as crianças sobre as características desse  gênero  textual  e o significados dos balões.

Estratégias e recursos da aula
As estratégias utilizadas serão:

- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática;
- Data-show. gênero textual, o significados dos balões.

Motivação:

            Antes da aula solicitar que as crianças pesquisem histórias em quadrinhos e tragam gibi para o canto de leitura. Na sala, propiciar momentos prazerosos de leitura de gibi da Turma da Mônica.

Atividade 1

Levar as crianças para o laboratório de informática para lerem histórias em quadrinho no portal da Turma da Mônica. Depois mostrar algumas histórias e tipos de balões  Turma em slides (no data-show). Ler com eles e questionar a turma sobre cada personagem, suas características, sobre o significado de cada balão, sobre as onomatopéias que aparecem nos quadrinhos e sobre os desenhos que estão relacionados com o contexto da história.

Figura 2: Portal Turma da Mônica

  Abaixo sugerimos o site que poderá ser visitado e explorado para a realização da aula.
http://www.portalturmadamonica


Figura 3- Imagem de uma história que poderá ser usada na  aula.

Atividade 2

Após a apreciação das histórias em quadrinho, levar a turma para o laboratório de informática e organizá-las no chão. Apresentar o programa HAGÁQUÊ, mostrando os recursos que ele possibilita. Em seguida relembrar o que eles aprenderam sobre o sistema respiratório (na aula de ciências). Propor a construção coletiva de uma história em quadrinho sobre o sistema respiratório. A professora cria o primeiro quadrinho, usando o data-show para todos acompanharem. Em seguida questionar sobre o próximo cenário, os personagens e as falas. Organizar as crianças de forma que todas participem dando suas ideias. E assim continuar criando os outros quadrinhos. Chamar algumas crianças para criarem os quadrinhos.

Atividade 3

Após a criação coletiva da história em quadrinho, as crianças serão organizadas em duplas para usarem os computadores do laboratório. As crianças vão explorara  o programa HAGÁQUÊ e criar livremente histórias em quadrinho.

                       

Atividade 4

Imprimir a história em quadrinho coletiva que fizeram para colorirem e colarem no caderno de ciências.

Sugestões

1-Sugerimos que os alunos apresentem as produções que conseguiram fazer no HAGÁQUÊ.

Recursos pedagógicos
Gibi no canto de leitura    
Recursos complementares
Internet, computador, data-show, câmera digital, papel, lápis de cor.
Avaliação
Os alunos serão avaliados em todas as etapas da atividade, desde a manifestação do conhecimento prévio sobre histórias em quadrinhos até a elaboração desse gênero textual e as falas correspondentes ao que aprenderam sobre sistema respiratório. A professora deverá observar também conteúdos atitudinais como saber esperar a vez de falar, ouvir o colega, respeitar a ideia do outro e trabalhar com cooperação na equipe e em dupla.