terça-feira, 29 de novembro de 2011

ATIVIDADE 4.3 ANALISANDO O PANORAMA DO USO DAS MÍDIAS NAS NOSSAS ESCOLAS

   O uso das tecnologias depende de como a prática pedagógica é realizada: serve somente para transmitir conhecimento ou nos impõem um novo desafio, o de usá-las para novas transformações.
   O grupo de cursistas: Edileude, Irismar, Sandra e Simone usou as tecnologias de forma planejada permitindo que o aluno desenvolva autonomia, tão fundamental no nosso mundo cada vez mais disputado. Foi um trabalho simultâneo com análise e reflexão, organização do pensamento, através de sites, blogs, vídeos, máquina fotográfica, Datashow, música e dança.
    Os professores orientaram os alunos para desenvolver a motivação e associar o domínio das tecnologias às suas realizações.
    Enfim, a integração das TIC nos processos de aprendizagem pode constituir um fator de inovação pedagógica, proporcionando novas modalidades de trabalho na escola. Porém, a escola tem de acompanhar as transformações sociais.
    Cabe à escola transformar-se de simples transmissora de conhecimentos e proporcionar ao aluno os meios necessários para aprender a obter a informação, para construir o conhecimento e adquirir competências, desenvolvendo simultaneamente o espírito crítico.
   O simples fornecimento de equipamentos, não contribui para atingir estes objetivos, e sim a transformação de atitudes da escola e dos professores.
 “Mídias só podem servir de fonte de acesso ao conhecimento se forem integradas, dentro ou fora da escola, no quadro de um projeto ou de uma metodologia. (…) É urgente definir uma nova função da escola na sociedade atual. A questão mais importante é a de saber como vamos fazer uma educação democrática para todos ou, pelo menos, para uma maioria. (…) Devemos construir um discurso sobre a nova função da escola na sociedade tecnológica e criar práticas novas (Jacquinot, 1995)”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário