quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Atividade 3.5- Conceito de currículo e o processo de integração de tecnologias ao currículo

Curso: Tecnologias na Educação
Cursistas: Aylana , Sandra, Irismar e Maria Nisse

 Sabemos que o currículo escolar vai além do conteúdo definido para cada área de conhecimento, pois ele envolve toda a escola, a vida do discente, as necessidades e particularidades de cada aluno. Conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais “O currículo reflete todas as experiências em termos de conhecimento que serão proporcionadas aos alunos”.
 E ao desenvolver o projeto de criação de história em quadrinho trabalhamos conteúdos conceituais que estão inseridos no currículo formal, como sistema respiratório, leitura e produção de texto, experimentação em diferentes linguagens visuais e expressão e comunicação. Mas outros conteúdos relacionados ao uso das tecnologias não estão no currículo formal. Trabalhamos conteúdos envolvendo conceito, função e características do programa HAGÁQUÊ, assim como conteúdos procedimentais e atitudinais de  manusear o programa, navegar em links e sub-links, respeitar a vez do outro falar, ouvir a opinião do colega  e cooperar com o grupo.
        O currículo engloba todas as disciplinas e conteúdos, experiências, interesses e vivências do aluno, assim como as necessidades do contexto que o aluno está inserido. No currículo deve-se considerar o aluno não apenas como detentor de conhecimento cognitivo, mas afetivo, social e político. Por isso o currículo é flexível. A escola e o professor faz as adaptações necessárias. E o contexto atual é de uma sociedade tecnológica, onde as crianças interagem com muito domínio esses   recursos. Daí a importância de aliar tecnologia e currículo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário